3 motivos para incluir todas as áreas do negócio no seu CRM

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Faça esse teste na sua empresa: pergunte às pessoas responsáveis por liderar equipes de RH, Financeiro e Projetos: “Seria má ideia vocês verem o que estamos vendendo com antecedência”?

As respostas provavelmente serão:

Não! Seria uma ótima ideia, eu poderia começar a organizar processos seletivos com antecedência

… eu conseguiria fazer um planejamento financeiro mais realista

… eu conseguiria saber se temos equipes suficientes ou se precisaremos realocar pessoas

Motivo #1: Visibilidade

Quando todas as áreas têm acesso ao CRM, elas conseguem apoiar as duas atividades essenciais de um negócio: vender e entregar.

Quando os OKRs de venda e relacionamento com cliente têm Resultados-chave para todas as áreas, a comunicação e colaboração entre as equipes melhora porque todas estão trabalhando em torno de um objetivo em comum, mesmo que tenham metas e atividades diferentes.

"Incluir TODAS as áreas" não significa pedir para uma pessoa do Financeiro pegar o telefone e fazer um cold call. Cada área precisa ver as Oportunidades a partir de uma perspectiva e contexto que lhe seja útil. Ou seja, cada área precisa ver as oportunidades nos seus próprios funis.

Por isso seu CRM precisa permitir que uma mesma oportunidade possa estar simultaneamente em múltiplos funis, de modo que as áreas possam ver as oportunidades no contexto dos seus próprios processos.

Motivo #2: Objetivos comuns, mas Resultados-chave específicos

OKRs são ótimos para ajudar você a escalar o negócio, mantendo as equipes sincronizadas e construindo um crescimento sustentável. Não resolve nada a equipe de vendas fechar contratos se a equipes de RH não estiver pronta para contratar pessoas a tempo.

Ser referência no segmento, atendendo mais de 2 milhões de clientes no Brasil…

Esse é um bom exemplo de OKR. Para alcança-lo, as equipes do negócio precisam trabalhar juntas.

Por isso, a Guilda é um CRM com gestão nativa de OKR (e até onde eu sei, o único!). Isso remove a dificuldade de integrar e manter um software de CRM e uma plataforma de OKR e reduz o custo com licenças por usuário.

Com todas as equipes na mesma plataforma, você garante que desde o surgimento de uma oportunidade até seu fechamento, cada equipe possa ver (e atualizar) o mesmo card nos seus próprios funis, garantindo a venda e superando a expectativa na entrega.

Motivo #3: Organização

Você reconhece uma boa experiência quando percebe que as pessoas atendendo você lembram quem você é, compartilham entre si o que você já forneceu de informação e garantem a entrega do que você pediu sem que você precise se repetir. Um exemplo: a experiência de jantar em um bom restaurante ou ficar em um ótimo hotel.

Agora imagine o oposto: imagine estar em um restaurante e o garçom vir anotar seu pedido. Minutos depois, o chef sai da cozinha, vai até sua mesa e pergunta o que você quer comer. Você responde: “eu já falei meu pedido para o garçom”. Então, o chef diz: “Ah, sim! Mas ele é do departamento de atendimento. Eu sou do departamento de refeições…”

É fácil lembrar de situações com fornecedores ou empresas que funcionam assim, sem sincronia entre as equipes.

Um negócio centrado no relacionamento com o cliente só alcança resultados quando todas as áreas recebem, organizam e compartilham entre si as informações do cliente. Quando trabalham sincronizadas para construir um relacionamento de verdade com o cliente.

Trazer todas as áreas do seu negócio para o CRM é avanço na direção de criar uma cultura organizacional que constrói relacionamentos duradouros, sustentáveis e lucrativos, mantendo informações seguras, centralizadas e organizadas.