3 dicas para organizar oportunidades e fechar mais negócios

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Qual o melhor jeito de organizar as oportunidades?

Qual o melhor funil de vendas?

Não sei. Talvez nem exista “o melhor” jeito ou funil.

O eu que sei são 3 dicas para ajudar você a encontrar o seu jeito de organizar as oportunidades no contexto do seu negócio.

Dica #1: Use modelos, mas…

Use modelos de pipelines e funis como referência, mas procure entender o objetivo de cada etapa e faça adaptações para o contexto do seu negócio.

Seguir um funil genérico apenas por ter visto alguma pessoa famosa demonstrá-lo em um vídeo no YouTube não vai garantir que o processo vai funcionar para o seu negócio.

Pra mim, os melhores funis têm o seguinte:

  • Consideram o contexto do negócio
  • Orientação a partir do processo de compra do cliente
  • Etapas que não se confundem com situações da oportunidade

Dica #2: Revise constantemente

Adote um funil por um período e crie OKRs que ajudem a monitorar o desempenho da equipe enquanto usam o funil.

Também é uma boa prática olhar para o quadro. Afaste-se um pouquinho da tela e procure observar o seguinte:

  • Tem alguma etapa acumulando muitas oportunidades?
  • A equipe tem pulado etapas?
  • Tem alguma etapa vazia?

Dica: na Guilda você pode salvar filtros no funil para facilitar visualizar recortes específicos com frequência. Também é uma boa ideia gerar relatórios periódicos e procure ver a taxa de conversão de uma etapa para outra.

Dica #3: Adote a perspectiva do cliente

Quando você se coloca no lugar do cliente, você passa a ver o processo de venda como um processo de compra.

Ao construir o funil a partir da perspectiva do cliente, fica mais fácil pensar em perguntas que ajudem você a compreender o problema do cliente e a identificar como sua oferta pode ser útil ou de que forma você pode sugerir o melhor produto ou serviço (mesmo que isso signifique indicar outro produto).

Além de construir um relacionamento mais transparente e real com o cliente, essa perspectiva torna o processo mais eficiente. Afinal fica mais fácil identificar quais clientes têm problemas que podem ser resolvidos pelos produtos e serviços que você vende e quais clientes deveriam procurar outras soluções.